[DO AUTOR]
Aprendi que Jesus Cristo não veio ao mundo para destruir ou revogar a lei de Moisés, mas veio para cumpri-la (Mateus 5:17). E quando a lei de Moisés foi cumprida foi necessário que uma nova lei fosse introduzida “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente faz-se também mudança da lei” (Hebreus 7:12).
Assim Jesus Cristo procedeu mudando e introduzindo novas leis como acha-se em Mateus 5:
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruir, mas para cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota nem um só til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar os homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu vos digo, porém, que qualquer que se encolerizar contra seu irmão, sem motivo, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do Sinédrio; qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai, reconcilia-te primeiro com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu vos digo, porém, que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
30 E se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca, do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, sem ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao Senhor.
34 Eu vos digo, porém, que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disso é de procedência maligna.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu vos digo, porém, que não resistais ao homem mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu vos digo, porém: Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
45 Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre os maus e os bons, e a chuva desça sobre os justos e os injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
De acordo com o que Jesus disse percebi que muitas coisas eram mal interpretadas ou não cumpridas pelo povo em Israel. E até alguns mandamentos foram citados nesta introdução de leis maiores.
Não pude evitar de me questionar a primeira vez que revisei estas escrituras com estes pensamentos, me perguntei: E os dez mandamentos? Eles também foram alterados, não são mais necessários? Por mais que eu vasculhasse nas escrituras não achava uma resposta que fosse clara, que afirmasse sim ou não.
Foi então que lembrei de um discurso do Presidente Thomas S. Monson, atual profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias:
“Embora o mundo tenha mudado, as leis de Deus permanecem constantes. Elas não mudaram, e não vão mudar. Os Dez Mandamentos são o que são: mandamentos. Não são sugestões. São tão obrigatórios hoje quanto o eram quando Deus os deu aos filhos de Israel. Se apenas escutarmos, ouviremos o eco da voz de Deus, falando a nós, aqui e agora:
“Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura. (…)
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (…).
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar (…).
Honra a teu pai e a tua mãe (…).
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho (…).
Não cobiçarás”.2
Nosso código de conduta é definitivo e não negociável. Encontra-se não apenas nos Dez Mandamentos, mas também no Sermão da Montanha, que nos foi dado pelo Salvador, quando andou na Terra. Encontra-se em todos os Seus ensinamentos. Encontra-se nas palavras da revelação moderna” (Permanecer em Lugares Santos – Presidente Thomas S. Monson, Conferência Geral de Outubro de 2011).
Fiquei muito feliz e senti a que minha pergunta fora respondida. Não precisava achar nenhuma comprovação nas escrituras sobre o assunto, o Senhor havia revelado os dez mandamentos novamente pela boca de seu profeta vivo. As palavras de Thomas S. Monson são tão proféticas quanto a de qualquer outro profeta e se ele as disse é a vontade do Senhor.
VICTOR CARVALHO